sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

Cockpit do King Air C90SE, comercializados a partir de 1994

King Air C90 Essa nova versão teve a produção finalizada em 2001. Com o surgimento e vendas crescentes de monomotores turboélices, como o Pilatus PC12 – que desempenhavam uma performance muito melhor que os menores King Air – o autor desse artigo, o Rafael Payão gestor da Clear Prop Aeronaves, entende que a “Beech” foi forçada a trazer motores mais potentes ao C90, anunciando com isso, o C90GT, que ficou no lugar do B, a partir de 2006. Nele, os motores instalados foram os PT6A-135A com 750 shp, mas ainda limitados a 550 shp. Com maior sobra de potência termodinâmica, o avião era capaz de voar com maior velocidade de cruzeiro e também subidas mais rápidas. Dois anos após, o C90GTi foi introduzido. Nele, não havia tantas mudanças, senão o painel “glass cockpit”, com o Proline 21 como item de série. Em 2010 a série sofreu sua última modernização de célula com o C90GTx. Nele, foram adicionados winglets e, em 2016, o painel Proline 21 foi substituído pelo Proline Fusion com telas maiores e capacidade para touch screen.

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