sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

Cockpit King Air C90GTx com painel Proline Fusion

Falando um pouco de números, afinal um dos objetivos da Clear Prop Aeronaves é trazer informação completa, precisa e com inteligência, no Brasil os Kings Air da série 90 são os queridos dos turboélices, com 284 aviões voando regularmente até julho de 2021, conforme a ANAC, e, ocupando a sétima posição quanto a número de aviões a hélice – independente do motor – voando no país. Inclusive, uma curiosidade é que se somássemos todos os modelos de King Air com matrícula brasileira, o número ocuparia a terceira posição quanto ao total voando no Brasil com hélice, com a sútil diferença de apenas quatro aviões a menos do número da segunda posição, ocupada por todas as versões de Baron voando. O líder nessa lista é o Seneca e suas versões. Infelizmente, o grupo Textron Aviation, recém-detentora da marca, definiu o encerramento de produção dessa memorável máquina. Há quem diga que a decisão foi pautada pela concorrência acirrada de projetos mais econômicos e eficientes, ou, que o C90 se tornaria uma pedra no sapato do novo Denali, que será lançado em breve e que pertence à mesma fábrica. O fato é que as entregas dos últimos anos não chegaram próximas aos outros modelos da família King Air, ficando apenas em 328 aeronaves produzidas desde 2008, contra 714 do maior irmão 350i. E, a tendência é visivelmente de queda no número de vendas anuais, apesar dos 2.245 aviões da série 90 já entregues no mundo, e que ficam levemente abaixo do campeão de vendas, os da série 200. Bom, a grande questão é que hoje em dia não há outro avião bimotor turboélice em fabricação atualmente, com o porte e valor igual ao C90. No passado até existiu alguns concorrentes, mas que não foram bons o suficiente para tirar o King Air de seu trono. Entre eles, destaque ao Mitsubishi MU-2 que até teve seu projeto iniciado anos antes, mas, as entregas iniciaram depois e ainda houve acidentes relacionados à operação que afetou sua imagem e prejudicou as vendas. Outro avião, foi o Twin Commander 680T anunciado em 1964. Esse avião teve tantos problemas que seu certificado foi cancelado durante as primeiras entregas, fazendo a fábrica ter que alterar significativamente o avião para ser aceito, só vindo a se tornar relevante no mercado a partir de 1971 com os primeiros 690. Enfim, há mais informações e histórias sobre o King Air, mas o artigo se estenderia ainda mais.

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